visitantes

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Expressões do mundo da moda marcam Ti-ti-ti

Paris Hilton, Clodovil, Armani, Mademoiselle Chanel, Baudelaire, blogs, emos. Palavras do mundo pop, do universo da moda, além de falas cômicas, são usadas com frequência nos diálogos de Ti-ti-ti (Globo). Para criar as expressões, a autora Maria Adelaide Amaral tem utilizado o conhecimento que acumulou ao longo dos anos e também por meio de pesquisas. "Os termos de moda fazem parte de um glossário que meu pesquisador levantou na época em que estávamos fazendo a sinopse da novela”, conta Maria Adelaide, que também se vale da experiência de ter escrito a peça Mademoiselle Chanel, sobre a estilista francesa Coco Chanel.

Embora nem todo telespectador de Ti-ti-ti tenha conhecimentos profundos sobre o universo fashion e suas referências, Maria Adelaide afirma que não se preocupa se os diálogos serão ou não totalmente compreendidos. "Algumas pessoas vão entender, outras não. E há, ainda, aquelas que vão ficar curiosas. O grande público não precisa entender tudo. O mais importante na história são as emoções.”

Maria Adelaide também não economiza na metalinguagem ao falar de novelas dentro de sua novela, citando outros autores ou mesmo inserindo na trama personagens de Cassiano Gabus Mendes, autor original de Ti-ti-ti. Jaqueline (Claudia Raia), em uma das sequências da trama, censurou a empregada por se intrometer na conversa e ainda citou o novelista Manoel Carlos. "Olha! Empregada querendo ter fala! Isso aqui não é novela do Manoel Carlos, não!”, esbravejou. Detalhe: Maneco, autor de tramas como Viver a vida, costuma escreve diálogos para as empregadas de suas novelas.

Jargões e frases

"Ele já fez vestidos para muita gente. Da Paris, da Naomi, da Gisele...”
Quem disse? Todos que pesquisaram sobre o estilista Victor Valentim.
Explicação: Paris é a milionária americana Paris Hilton e Naomi e Gisele são as modelos Naomi Campbell e Gisele Bündchen.

"Saiu uma matéria na Vogue americana”
Quem disse? Jornalistas da Moda Brasil, revista fashion da trama.
Explicação: a Vogue é considerada a revista de moda mais importante do mundo.
"Que bafón é esse?”
Quem disse? Adriano (Rafael Zulu) ao ver uma confusão do ateliê de Jacques Leclair (Alexandre Borges)
Explicação: Bafón é um termo utilizado para descrever uma confusão.

“Ele vai se tornar um Baudelaire do século 21”
Quem disse? Mabi (Clara Tiezzi) para o irmão Lipe (David Lucas).
Explicação: Baudelaire foi um poeta francês do século 19 e um dos precursores do movimento literário denominado Simbolismo.

"Hoje em dia, Baudelaire seria multimídia, blogueiro e emo”
Quem disse? Mabi (Clara Tiezzi) para o irmão Lipe (Davi Lucas).
Explicação: no século 21, é comum que escritores tenham blogs. Emo é o termo que define fãs de bandas que tocam rock com romântico e triste.

"New face é castigo”
Quem disse? Irina (Izabella Bicalho), funcionária da Moda Brasil.
Explicação: modelos em início de carreira são chamadas de "new face” (cara nova) no mundo fashion.

"Toda vez que a gente sai, vai ao shopping. Mas, desta vez, vamos à Oscar Freire”
Quem disse? Camila (Maria Helena Chira).
Explicação: um dos lugares preferidos da patricinha é a rua Oscar Freire, nos Jardins, bairro nobre de São Paulo que concentra muitas das grifes mais caras do país.


“Eu sempre fui louca pelas Panteras. Meu sonho era ser a Farrah Fawcett”
Quem disse? Jaqueline (Claudia Raia).
Explicação: a loira Farrah Fawcett foi uma das atrizes de As panteras, série de TV dos EUA que foi ao ar entre 1976 e 1981. A série também originou três filmes nos anos 2000.

"Todo trabalhado no azul”
Quem disse? Victor Valentim (Murilo Benício).
Explicação: ele quer dizer que a pessoa estava vestida só com a cor azul. A expressão "todo trabalhado” também pode indicar um comportamento. Exemplo: "todo trabalhando na alegria” (muito feliz).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...